Psicoterapia Casal e Família


Um psicólogo pode contribuir, através de psicoterapia para casal, para o bem-estar nas relações amorosas, ajudando a construir uma relação de casal mais saudável. Quando existem problemas, conflitos e experiências negativas que os casais não conseguem resolver sozinhos, um psicólogo, através de psicoterapia de casal, pode ajudar a identificar a origem desses confrontos e sugerir mudanças necessárias (na relação e no comportamento de cada membro) de modo a que o casal possa resgatar a satisfação na relação a dois.

O psicólogo oferece um “território neutro” no qual os intervenientes (casal), podem reflectir e expressar seus sentimentos, frustrações e expectativas de forma mais objectiva, diminuindo as culpabilizações e lamentações, mobilizando o envolvimento efectivo de ambos na resolução adaptativa dos problemas.

As evidências científicas confirmam que um psicólogo pode ajudar o casal a melhorar as suas interacções, o seu padrão de comunicação e de expressão emocional, promovendo mudanças de comportamento positivas nas relações românticas.

É Indicada nas situações em que o casal ou a família estão a passar por uma situação de maior conflito (crise).

Pode estar relacionada ao nascimento de um filho, à mudança de emprego, a uma situação de maior vulnerabilidade (doença), etc. A comunicação diante da crise é inevitavelmente afectada, bem como a expressão de afectos e a própria sexualidade.

As pessoas ou membros da família isolam-se, em certos casos estabelece-se o que chamamos da “Conspiração do Silêncio”, que promove o distanciamento progressivo e maior incapacidade de acção dos envolvidos.

 

Marcar Consulta