Aconselhamento Psicológico


Aconselhamento Psicológico é uma modalidade de psicoterapia, centrada na pessoa, ou seja, nos sentimentos, conflitos e perceções. O foco é facilitar o processo de escolhas do paciente, ou seja, nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamentos, etc. O Aconselhamento Psicológico visa ação educativa, preventiva e situacional ou seja a potencialidade do ser humano e sua capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida.

Porque ocasionalmente temos a sensação e a constatação que os “nossos recursos para enfrentar o dia-a-dia” esgotam-se! Conflitos no trabalho, nas relações pessoais, na tomada de decisões, parecem insustentáveis. Surge um sentimento de desamparo e pensamentos derrotistas que nos impedem de agir de forma eficaz. É como se de repente, perdêssemos o nosso equilíbrio psíquico e todas as nossas “ferramentas”! Mas não há que entrar em pânico! Todos nós em algum momento de nossas vidas, sobretudo em etapas importantes do desenvolvimento, passamos por situações que nos afligem de forma mais avassaladora.

Mudança de casa ou trabalho, cidade ou país, casamento ou divórcio, nascimento dos filhos ou a emancipação dos mesmos, perda de parentes próximos, luto, um novo e ambicioso projecto, podem potencializar fragilidades antes nunca percebidas ou exigir novas competências, ainda não adquiridas.

 

Enfatizo aos meus clientes que o papel do psicólogo é mostrar-lhe às suas costas! Ou seja, ninguém sabe mais de si do que você mesmo, mas para observar determinadas partes do seu próprio corpo, você precisa de um aparato (espelho), que possa reflectir aquilo que sozinho, não consegue ver!

 

Marcar Consulta